Aniversário 89 anos ABVO

Prezados associados,

No dia de hoje, 3 de dezembro, a Associação Barriga Verde dos Oficiais (ABVO) está comemorando 89 anos, resultado da coragem e ousadia de oficiais que pensavam além dos muros dos quartéis, criada durante a Revolução Constitucionalista na década de trinta, sendo estes liderados pelo então Major Cantídio Quintino Régis, no ano de 1932.

Já na época era definida como associação destinada ao amparo e defesa de seus associados, além de oferecer diversão à suas famílias.

Nesse longo período, certamente que muitas histórias poderiam ser contadas, precisamos entender e respeitar a relevância histórica da ABVO, assim como o seu papel político-social até os dias atuais.

Muitas lutas foram travadas em defesa aos direitos da classe dos oficiais, que paralelamente, também buscou a construção de uma estrutura sólida, que promovesse encontros entre oficiais da ativa e da reserva, como atividades de lazer.

Atualmente a ABVO conta com um patrimônio considerável, mas que necessita de muita atenção para continuar existindo e fazendo parte do rol de grandes clubes de sucesso.

Podemos afirmar que chegamos até aqui, como fruto da criatividade, da ousadia e da persistência de todos que dedicaram parte de seu tempo em prol da ABVO, e que perceberam oportunamente, a necessidade de se criar uma estrutura autossustentável e rentável.

Destacamos as ações da atual Diretoria, que em seu primeiro mandato, revitalizou a churrasqueira na sede da Trindade, bem como a sede balneária em Canasvieiras, para maior conforto de seus associados, promovendo também, muitos encontros que deixaram saudade.  

Mas, infelizmente, no final do primeiro mandato e início do segundo, entramos em um momento totalmente atípico e imprevisível em razão da pandemia da COVID-19.

Muitas medidas restritivas necessitaram serem tomadas, a fim de se superar a terrível crise financeira que nos assolou.

Agora, no final de 2021 e nesta data especial, como resultado da promoção de uma administração engenhosa e comprometida em criar meios para a sua retomada e fortalecimento, podemos dizer, caso não retorne uma nova crise, que estamos entrando novamente em um período de recuperação e de equilíbrio financeiro.

Em meio à crise existente, conseguimos mesmo assim, neste ano, promover a instalação da academia Racer junto às instalações da ABVO na Trindade, onde já estamos colhendo bons resultados.

Oportunamente, aproveitamos para anunciar que a diretoria executiva está em fase de negociação para os projetos de 2022, a fim de viabilizarmos um stand de tiro na nossa sede da Trindade, o qual temos por pretensão entregá-lo ainda em 2022.

Em uma avaliação detalhada e criteriosa de todas as circunstâncias que envolvem a ABVO ao final deste ano, concluímos que podemos sim, nos tornarmos uma associação forte e de referência.

Certamente que para a obtenção do êxito almejado, precisamos da união de todos os oficiais para firmes e fortes, mantermos as nossas histórias e nossas tradições.

Junte-se a nós e nos ajude a continuar escrevendo a história da ABVO pelos próximos anos.

Claudete Lehmkuhl
Coronel RR Presidente da ABVO