Faceboob Twitter Image Map

Facebook
ABVO - Associa��o Barriga Verde dos Oficiais - CBMSC completa 88 anos

ABVO

Notícias

CBMSC completa 88 anos

28/09/2014

CBMSC completa 88 anos


O aniversário de 88 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi comemorado no dia 26 de setembro, em cerimônia realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), na Trindade. O evento foi marcado por homenagens, com entrega de medalhas, assinatura de termo, com repasse de verba, e pela entrega dos espadins aos cadetes do 2º CFO.


O comandante-geral BM, cel Marcos de Oliveira comentou sobre a evolução do CBMSC. “Muita coisa mudou desde o início da nossa corporação, em 1926. Hoje temos quartéis em 123 municípios e a partir da atividade clássica de combate a incêndio ampliamos o rol de serviços oferecidos à sociedade, com a capacitação continuada da tropa para as diferentes especialidades e a incorporação de novas viaturas, equipamentos e recursos tecnológicos em favor da vida e dos bens alheios ao longo dos anos".

O coronel Marcos fez ainda referência aos investimentos recentes do Governo do Estado, que destinou em 2013 o maior aporte de recursos da história para a modernização da frota especializada e a aquisição de equipamentos. Durante a cerimônia dos 88 anos, houve a entrega simbólica de mil capacetes de combate a incêndio, adquiridos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

“ O Corpo de Bombeiros Militar é uma corporação combativa e preparada, liderando uma plêiade de oficiais e praças do mais alto gabarito. Desde a emancipação da Polícia Militar, em 2003, as mudanças são visíveis em tecnologia, cobertura e efetivo, e todos os anos há que se comemorar uma corporação diferente”, afirmou o secretário de estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba.

Cooperação FATMA e CBMSC 

Foi assinado durante o evento o termo de cooperação técnica entre a Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (FATMA) e o CBMSC para a realização das coletas de amostras para análise de balneabilidade no litoral catarinense e ações de preservação e manutenção, pelos militares, nos Parques Estaduais da Araucária e do Rio Vermelho.

Participaram do evento autoridades civis e militares, entre elas o secretário da Fazenda Antônio Gavazzoni, o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Richard Fernandez Nunez, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel PM Valdemir Cabral, e o presidente da ABVO, cel PM Rogério Martins, entre outros.

Homenagens

A solenidade comemorativa foi marcada também por entrega de medalhas a personalidades que em razão de suas atividades profissionais e sociais se tornaram merecedoras de distinção pelo incondicional apoio destinado ao Corpo de Bombeiros Militar. 

Comenda de Mérito Dom Pedro II (maior honraria concedida pelo CBMSC)

Coronel PM Valdemir Cabral, Comandante-Geral da PMSC

Coronel BM Gladimir Murer, Subcomandante-Geral do CBMSC

Secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni.

Bombeiros Militares também foram homenageados pelos anos de serviços prestados à Corporação com Medalhas de Mérito Por Tempo de Serviço nas categorias Ouro (30 anos), Prata (20 anos) e Bronze (10 anos), Medalhas de Mérito Bombeiro Militar e a Medalha Coronel Hugo Stockler de Souza.

Veja abaixo, a lista dos homenageados associados ABVO 

Medalha de Mérito por Tempo de Serviço, categoria Bronze (10 anos)

  • Capitão George de Vargas Ferreira

Medalha de Mérito por Tempo de Serviço, categoria Prata (20 anos)

  • Major Alexandre da Silva
  • Major Hilton de Souza Zeferino
  • 1º Tenente Marcio Reinert
  • 2º Tenente Arthur Eugenio da Silveira Junior
  • 2º Tenente Jacson Luiz de Souza

Medalha de Mérito por Tempo de Serviço, categoria Ouro (30 anos)

  • Coronel Egon Carlos Heinzen
  • Coronel Onir Mocellin
  • Tenente Coronel Edson Tadeu Steinck de Sousa
  • Tenente Coronel Reinaldo Valmiro Correia
  • Tenente Coronel Sergio Murilo de Melo

Medalha de Mérito Bombeiro Militar, categoria Bronze (pela realização de ação meritória diversa e prestado relevantes serviços na atividade-fim/meio do CBMSC)

  • Capitão Zevir Anibal Cipriano Junior
  • 2º Tenente Ivonilso Varela Duarte
  • 2º Tenente Jihorgenes Luciano Borges
  • 2º Tenente Juciane da Cruz May

Medalha de Mérito Bombeiro Militar, categoria Prata (pela realização de ação meritória diversa e prestado relevantes serviços na atividade-fim/meio do CBMSC)

  • Major Jorge Artur Cameu Junior
  • Capitão George de Vargas Ferreira

Medalha de Mérito Bombeiro Militar, categoria Ouro (pela realização de ação meritória diversa e prestado relevantes serviços na atividade-fim/meio do CBMSC)

  • Tenente Coronel Edson Tadeu Steinck de Sousa
  • Major Charles Fabiano Acordi
  • 1º Tenente Marcio Reinert

Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza (em reconhecimento àqueles que contribuíram para o Serviço de Salvamento Aquático do CBMSC).

  • Tenente Coronel Edupercio Pratts
  • Major Charles Alexandre Vieira
  • Major Sandro Martins

Entrega de Espadins aos cadetes do 2º CFO

A série de atos, abrilhantados pela participação da banda da Polícia Militar, foi finalizada pelo momento mais esperado pelos familiares e convidados dos cadetes da Turma Major BM Alexandre da Silva, do 2º período do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Após um ano de capacitação, os 18 militares receberam seu espadins, arma símbolo dos cadetes, que significa conquista, honra, dignidade e realização do cadete BM, futuro Oficial do Corpo de Bombeiros.

Nesta mesma data, à noite, ocorreu o Baile do Espadim, na Associação Barriga Verde dos Oficiais, tradicional instituição no meio oficial militar BM e PM.

Escola Abvo
Concurseria
Sede Balneária
Já sou associado
Seja Sócio
Convênios
Cadastro de email
Galeria de fotos
Galeria de vídeos
Academia de letras
Associação Eloi Mendes
FENEME
Contra Cheque
   

Image Map