Faceboob Twitter Image Map

Facebook
ABVO - Associa��o Barriga Verde dos Oficiais - De Yucumã a Florianópolis: coronel PMRR percorre mais de 800 km de bike

ABVO

Notícias

De Yucumã a Florianópolis: coronel PMRR percorre mais de 800 km de bike

09/05/2016

De Yucumã a Florianópolis: coronel PMRR percorre mais de 800 km de bike


O desejo de percorrer trajetos de bike nasceu no coração do coronel PMRR Beneval João de Souza lá pelos anos 2000, por incentivo do amigo também coronel PM Dejair Vicente Pinto. A ideia inicial era elaborar um trajeto de preparação para completar o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que possui cerca de 800 km.
O primeiro pedal foi de 210 km, de Imbituba até Nova Trento. Depois daí muitas aventuras vieram.

Neste ano, no final do mês de abril, o coronel PM Beneval, o coronel BMRR José Mauro da Costa e o amigo Carlos Augusto Marques (Guto) decidiram partir de Florianópolis em direção ao Salto de Yucumã, maior queda dágua longitudinal do mundo, localizado no Parque do Turvo, nas fronteiras do Rio Grande do Sul, Argentina e Santa Catarina, e melhor visto a partir da cidade de Derrubadas, no RS. Até lá foram de carro, auxiliados pelo filho do Guto, bombeiro militar. Depois vieram para Florianópolis de bicicleta. A navegação virtual ficou por conta do coronel Dejair, que localizava os hotéis e os melhores itinerários para os aventureiros.

Durante o trajeto, de mais ou menos 50 km diários, as paisagens eram bastante aproveitadas e os pontos turísticos das cidades devidamente visitados. "Eu gosto de curtir a viagem como um turista", disse o cel Beneval. Pegaram temperatura de 40º até -2º e também chuva de granizo.

Na cidade de Itá ficaram hospedados na Vinícola da Família Quadros. "Local maravilhoso. Fomos muito bem atendidos pelo coronel Quadros", lembrou o cel Beneval. Os viajantes também curtiram as águas termais de Piratuba, além de outros tantos lugares maravilhosos do roteiro.

Apesar do caminho ser longo, nenhum incidente maior foi registrado. De modo geral, as bikes resistiram bem. A do cel BM Mauro apresentou problemas mecânicos, mas foi consertada pelas mãos hábeis dele, auxiliado por algumas "línguas de sogra".
Ao todo foram 17 dias de viagem. O coronel Beneval e o amigo Guto finalizaram o trajeto de 823,02 km. O coronel BM Mauro, devido a compromissos, finalizou na cidade de Concórdia.

Fotos da viagem podem ser vistas na página do Facebook "Yucumã até Floripa de Bike".

A próxima aventura será ainda mais inusitada. Um trajeto de Paulo Lopes a Jaguaruna, a remo, pelas lagoas e rios.





Escola Abvo
Concurseria
Sede Balneária
Já sou associado
Seja Sócio
Convênios
Cadastro de email
Galeria de fotos
Galeria de vídeos
Academia de letras
Associação Eloi Mendes
FENEME
Contra Cheque
   

Image Map