Faceboob Twitter Image Map

Facebook
ABVO - Associa��o Barriga Verde dos Oficiais - Cel PM Araújo Gomes é o novo comandante-geral da PMSC

ABVO

Notícias

Cel PM Araújo Gomes é o novo comandante-geral da PMSC

22/02/2018

Cel PM Araújo Gomes é o novo comandante-geral da PMSC


O coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior assumiu nesta quinta-feira (22/2) o comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina em solenidade no Centro de Ensino PM.  Ele substitui o coronel Paulo Henrique Hemm. Na ocasião também foi dada posse ao novo subcomandante-geral, coronel PM Cláudio Roberto Koglin.


Desejamos sucesso aos prezados sócios nas novas etapas da vida que seguem.

Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense

O novo comandante-geral 

O coronel Araújo Gomes, por sua vez, aos 51 anos, recebe a missão de orquestrar a instituição na nova composição da Segurança Pública. Com perfil operacional e técnico, o coronel completa 31 anos de serviço agora neste ano, com vasto conhecimento e entusiasmado com os novos desafios.

Em sua trajetória profissional, na PMSC, o coronel exerceu como principais funções, enquanto oficial superior, a chefia da PM-6, no Estado-Maior-Geral, o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Florianópolis, o comando da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), responsável pela Grande Florianópolis, e o subcomando-geral da corporação.

Atuou também em Joinville, onde comandou o Pelotão de Polícia de Choque e criou o Pelotão de Paramédicos. Em sua passagem pelo Corpo de Bombeiros, quando este ainda pertencia à PMSC, também coordenou programas na área de atendimento pré-hospitalar, resgate veicular e combate a incêndio.

Na Defesa Civil Estadual foi gerente de resposta a desastres e no Estado-Maior-Geral, órgão colegiado de assessoria ao Comando Geral da PMSC, foi chefe da terceira seção, responsável pela doutrina e operações policiais.

Araújo Gomes também desempenhou missões do Governo Federal, no Rio de Janeiro e Pará (missões do Ministério da Justiça) e na Serra Fluminense (missões do Ministério da Integração Nacional).

Com formação na área de desastres, emergências e segurança pública em diversos países como EUA, Colômbia, Argentina e Chile, ele também participou da Comitiva Brasileira que definiu a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (Marco de Hyogo), no Fórum Mundial da ONU, no Japão.

Além disso, o coronel Araújo Gomes também atua como pesquisador no Centro Universitário de Estudos Sobre Desastres, da UFSC, onde já produziu diversos materiais de referência, para a gestão de desastres, utilizados em nível nacional.

Como tenente-coronel comandou o 4ª BPM, responsável pelas porções centro, sul e leste da Ilha de Santa Catarina, entre 2011 e 2016. Neste período, esteve à frente de inúmeras situações decisivas para a cidade de Florianópolis, incluindo a mediação de greves e paralisações do sistema de transporte, manifestações sociais em larga escala e ondas de atentados por facções criminosas.

Já no posto de coronel, no ano de 2016, permaneceu por um ano e dois meses no comando da 11ª Região Policial Militar, responsável pelos 12 municípios da Grande Florianópolis (com exceção da Capital), até assumir a função de subcomandante-geral da PMSC no dia 28 de abril de 2017.

O novo subcomandante-geral

O coronel Cláudio Roberto Koglin, que foi declarado aspirante-à-oficial em 27 de novembro de 1986 e promovido à coronel em 31 de janeiro de 2015, assume a nova função. Em sua trajetória profissional, o novo subcomandante da PM exerceu como principais funções, enquanto oficial superior, o comando do 12º BPM, em Balneário Camboriú, o comando do 10º BPM, em Blumenau, foi chefe do Estado-Maior da 3ª RPM, em Balneário Camboriú, e, posteriormente, também assumiu o comando daquela região.


Fotos e fonte: PMSC.

Escola Abvo
Concurseria
Sede Balneária
Já sou associado
Seja Sócio
Convênios
Cadastro de email
Galeria de fotos
Galeria de vídeos
Academia de letras
Associação Eloi Mendes
FENEME
Contra Cheque
   

Image Map