03/02/2025 às 18:10

Nota Oficial do Clube e/ou Associação dos Oficiais Estaduais de SC - ABVO, referente à Recomposição

Nota Oficial do Clube e/ou Associação dos Oficiais Estaduais de SC - ABVO, referente à Recomposição

Prezados associados,

Desde o início de 2024, a ABVO, junto à maioria das associações representativas dos profissionais de segurança pública, tem atuado intensamente para garantir a justa valorização daqueles que mantêm Santa Catarina como o estado mais seguro do país. Com esse objetivo, ao longo do último ano, esforços foram unidos para definir um percentual mínimo necessário de recomposição salarial, que foi formalmente encaminhado ao governo estadual em meados de 2023, com o apoio de todas as associações.

Na semana passada, novas reuniões foram realizadas entre as entidades representativas, incluindo a ABVO, culminando na divulgação de uma carta aberta, a qual surtiu efeito. Como resultado, as associações foram finalmente recebidas pelo Governador do Estado, no início da manhã de hoje, onde reforçaram a necessidade urgente de um reajuste de 35%. Devido à necessidade de uma nova análise técnica, a reunião foi temporariamente suspensa e retomada à tarde, com a presença de todas as associações, do governador, do secretário de Estado da Fazenda, do secretário de Estado da Administração, do secretário de Estado da Casa Civil, do secretário de Estado da Segurança Pública e dos respectivos comandantes-gerais e chefes das forças de segurança.

Após essa rodada de negociações, o governador anunciou uma recomposição salarial de 21,50%, a ser aplicada em três parcelas:

Maio de 2025 – 7,5%

Dezembro de 2025 – 7%

Maio de 2026 – 7%

O governador também reforçou seu compromisso com as forças de segurança e a intenção de manter um canal permanente de diálogo com as associações representativas, deixando aberta a possibilidade de novas negociações no início de 2026.

Diante da grande defasagem salarial, que coloca os profissionais de segurança de Santa Catarina atrás de mais de dez estados, torna-se evidente a urgência da recomposição para que a valorização adequada da categoria seja alcançada. A falta de um reajuste justo pode impactar diretamente a qualidade da segurança pública no estado.

A ABVO, ciente de seu compromisso com a classe de oficiais e todos os integrantes das forças de segurança, seguirá firme e incansável na busca pela valorização e pelo reconhecimento da categoria. Agradecemos ao Governo do Estado e à sua equipe pelo empenho e pela disposição em atender às demandas apresentadas, ao mesmo tempo em que reafirmamos nossa determinação em continuar lutando pelo que é justo.

A união é a nossa força, desde 1932.

Diretoria
ABVO – Associação dos Oficiais Estaduais de Santa Catarina

Compartilhar