07/10/2025 às 04:03

ABVO se posiciona contra projeto que transforma Guardas Municipais em “Polícias Municipais” e reforça defesa do pacto federativo em SC

ABVO se posiciona contra projeto que transforma Guardas Municipais em “Polícias Municipais” e reforça defesa do pacto federativo em SC

Prezados associados,

A Associação e Clube dos Oficiais Militares Estaduais (ABVO) encaminhou nesta segunda-feira, correspondência oficial aos parlamentares estaduais e federais, bem como ao governador do Estado de Santa Catarina, manifestando posição contrária ao projeto de lei que propõe alterar a denominação das Guardas Municipais para “Polícias Municipais”.

O posicionamento da entidade reforça a defesa do pacto federativo e da Constituição Federal, que estabelecem de forma clara as atribuições das Polícias Militares e das Guardas Municipais. A proposta, se aprovada, poderá gerar sobreposição de competências e comprometer a estrutura da segurança pública, enfraquecendo instituições essenciais à ordem e à estabilidade social.

A ABVO segue firme na defesa das nossas corporações e do modelo de segurança pública que garante eficiência e proteção à sociedade catarinense.

Diretoria ABVO

 

Documentos para baixar

Compartilhar